segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Pareidolia em imagens e músicas.


A pareidolia é definida como um fenômeno psicológico, um tipo de ilusão ou percepção equivocada em que um estímulo vago e obscuro é percebido como algo claro e destinto. Ou seja, sabe quando escutamos pessoas que dizem ver coisas tipo OVNIs, ou ter visto imagens de animais na face das nuvens e até rosto em vidraças ou em objetos?  Então, isso é um exemplo claro de Pareidolia. Ela é melhor explicada como ilusão do cérebro humano ou uma característica do ser humano para desenhar o significado de tudo que ele observa. A palavra vem do grego para - junto de ao lado de - e eidolon - imagens, figuras, formas. Ela pode ser percebida em imagens ou em sons. (músicas tocadas ao contrário).
O fenômeno pareidolia pode ser muito subjetivo que varia de observado para observador ou se tornarem nítidas possuindo a mesma observação de todos. Veja abaixo algumas imagens que identificam a pareidolia:


Imagens de um rosto.





Fumaça surreal:

























Jesus na torrada.












































O astrônomo Carl Sagan escreveu:
"Assim que o bebê se torna capaz de enxergar, reconhece rostos, e hoje sabemos que essa habilidade vem embutida no cérebro." :Ele acredita que a tendência humana de enxergar imagens em nuvens, objetos ou rostos em rosquinhas, etc. seja de característica evolutiva.

Ouças agora algumas músicas rodadas ao contrário.

Ilusão de ótica - Engenheiros do Avaí
http://www.youtube.com/watch?v=i5qZLtvTv5M

Grupo Ira
http://www.youtube.com/watch?v=Vp9r39YJSE0

Faz um milagre em mim
http://www.youtube.com/watch?v=xrDkCxgdhSk

Comercial da Axe
http://www.youtube.com/watch?v=d127gaTiWaA&feature=related

O processo de escuta musical em geral é muito particular podendo ser percebido de forma diferente em pessoas diferentes. Muitos acreditam que nessas músicas existem mensagens subliminares, outros acreditam que são apenas pareidolia.

Mensagem subliminar são facilmente confundidas com pareidolia, e também confundida com formas de expressão. Mensagem subliminar são colocadas de forma subliminar(Não perceptível) em nossas mentes, nos induzindo a fazer algo. Formas de expressões são apenas jeitos diferente da arte para nos impressionar. Pareidolia é nossa mente criando, a partir de formas não definidas que junto com a imaginação formam frases, rostos e até fantasmas.



Fontes:
http://pt.wikipedia.org