segunda-feira, 14 de maio de 2012

Harmonia funcional

Função e cadência


A Harmonia é a matéria da música, que trata da formação de acordes e a combinação entre eles, bem como estabelecer uma conexão adequada com a melodia. Uma Progressão Harmônica então, nada mais é do que uma sequência de acordes construída sobre uma determinada idéia harmônica ou para o acompanhamento de uma melodia.

Antes de falar das  Cadências Harmônicas vamos falar das funções Harmônicas  que é o papel especifico e reconhecido de cada nota(grau) e acorde em relação a tonalidade. Vamos ver um exemplo na tonalidade de Dó( C ).



  I     IIm      IIIm    IV    V     VIm    VIIº
 C  -  Dm  -  Em  -  F  -  G  -  Am  -  Bm5º

I - III - VI -  Tônica - função estável - 
II - IV - Subdominante - função meio estável - 
V - VIIº -  Dominante - função instável - 

A tônica é a função que causa a sensação de conforto, repouso.
A dominante é a função que causa a sensação de tensão na música.
A subdominante é a função que causa a expectativa da resolução, nosso ouvido espera uma resolução ou repouso após um acorde subdominante.
Compreendeu?
Experimente tocar como exemplo a seguinte seqüência: C (tonica) G7 (dominante) C (tônica)
Notou a sensação de afastamento e retorno?
É isto! Já vamos entender porque...
Dentro de um campo harmônico cada acorde possui uma das três funções, uns com mais outros com menos intensidade. Mas a maior característica da harmonia funcional é que a música caminha sempre para uma cadência harmônica que busca esta resolução.
Para se caracterizar uma cadência, necessita-se de pelo menos dois acordes de diferentes funções. É através da cadência que se define uma tonalidade, já que dois acordes de diferentes funções encerram quase todas as notas de uma tonalidade. São cinco as cadências: perfeita, imperfeita, plagal, meia-cadência e deceptiva.

 Cadência Perfeita é a combinação das funções "Dominante" (Vº grau) e "Tônica" (Iº grau). 

Exemplos:

G - C (V - I)
G7 - C (V7 - I)

Cadência Imperfeita é quando um ou ambos os acordes da Cadência Perfeita (V e I) estão invertidos ou ainda no caso de VII - I , e o peso de resolução desta, é bem menor e mais discreto que no caso da Perfeita.

Ex.: V7 - I /1ª inv. V V / 1ª inv. -  I
       G7 - C/E       G  G/B  - C

Cadência Plagal é também uma cadência conclusiva, porém de uma forma menos acentuada. Têm como integrantes os graus IV e I (Subdominante e Tônica) estando ou não, invertidos.

Ex.: IV7M I / 1ª inv. IIm I IVm I
      F7M C/E           Dm C Fm C

Meia Cadência é quando o descanso é feito no dominante (Vº grau), sendo precedido por graus de diferentes funções.

Exemplos:
Dm - G
Am7 - G
C - G
F - G


Cadência Deceptiva ou interrompida é quando o V grau vem seguido por qualquer grau que não seja o I. Esta cadência não é conclusiva e pode ser Diatônica ou Modulante. Confira os exemplos:
Cadência Deceptiva Diatônica:

Ex.1: V7 IIIm V VIm7 V IV7M
         G7 Em G  Am7  G  F7M

Cadência Deceptiva Modulante:

Ex.2: IV V7 bVI7 I (nova tonalidade)
           F G  Ab7  Db

Qualquer dúvida entre em contato.