A Harmonia é a matéria da música, que trata da formação de acordes e a combinação entre eles, bem como estabelecer uma conexão adequada com a melodia. Uma Progressão Harmônica então, nada mais é do que uma sequência de acordes construída sobre uma determinada idéia harmônica ou para o acompanhamento de uma melodia.
Antes de falar das Cadências Harmônicas vamos falar das funções Harmônicas que é o papel especifico e reconhecido de cada nota(grau) e acorde em relação a tonalidade. Vamos ver um exemplo na tonalidade de Dó( C ).
I IIm IIIm IV V VIm VIIº
C - Dm - Em - F - G - Am - Bm5º
I - III - VI - Tônica - função estável -
II - IV - Subdominante - função meio estável -
V - VIIº - Dominante - função instável -
A tônica é a função que causa a sensação de conforto, repouso.
A dominante é a função que causa a sensação de tensão na música.
A subdominante é a função que causa a expectativa da resolução, nosso ouvido espera uma resolução ou repouso após um acorde subdominante.
Compreendeu?
Experimente tocar como exemplo a seguinte seqüência: C (tonica) G7 (dominante) C (tônica)
Notou a sensação de afastamento e retorno?
É isto! Já vamos entender porque...
Dentro de um campo harmônico cada acorde possui uma das três funções, uns com mais outros com menos intensidade. Mas a maior característica da harmonia funcional é que a música caminha sempre para uma cadência harmônica que busca esta resolução.
Para se caracterizar uma cadência, necessita-se de pelo menos dois acordes de diferentes funções. É através da cadência que se define uma tonalidade, já que dois acordes de diferentes funções encerram quase todas as notas de uma tonalidade. São cinco as cadências: perfeita, imperfeita, plagal, meia-cadência e deceptiva.
Cadência Perfeita é a combinação das funções "Dominante" (Vº grau) e "Tônica" (Iº grau).
Exemplos:
G - C (V - I)
G7 - C (V7 - I)
Cadência Imperfeita é quando um ou ambos os acordes da Cadência Perfeita (V e I) estão invertidos ou ainda no caso de VII - I , e o peso de resolução desta, é bem menor e mais discreto que no caso da Perfeita.
Ex.: V7 - I /1ª inv. V V / 1ª inv. - I
G7 - C/E G G/B - C
Cadência Plagal é também uma cadência conclusiva, porém de uma forma menos acentuada. Têm como integrantes os graus IV e I (Subdominante e Tônica) estando ou não, invertidos.
Ex.: IV7M I / 1ª inv. IIm I IVm I
F7M C/E Dm C Fm C
Meia Cadência é quando o descanso é feito no dominante (Vº grau), sendo precedido por graus de diferentes funções.
Exemplos:
Dm - G
Am7 - G
C - G
F - G
Cadência Deceptiva ou interrompida é quando o V grau vem seguido por qualquer grau que não seja o I. Esta cadência não é conclusiva e pode ser Diatônica ou Modulante. Confira os exemplos:
– Cadência Deceptiva Diatônica:
Ex.1: V7 IIIm V VIm7 V IV7M
G7 Em G Am7 G F7M
– Cadência Deceptiva Modulante:
Ex.2: IV V7 bVI7 I (nova tonalidade)
F G Ab7 Db
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