terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Intervalos e formação de acordes.

Intervalo é a distância entre duas notas musicais separadas por tons e semitons. Semitom é a menor distância entre duas notas já o tom equivale a dois semitons.
Vamos ver na escala diatônica um exemplo para simplificar.

I       II     III    IV     V    VI   VII    VIII
Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si   -  Dó

Cada nota da escala é chamada de grau, na escala diatônica temos 5 tons e 2 semitons.
















Os intervalos de Dó para Re, Ré para Mi, Fá para Sol, Sol para Lá e Lá para Si são de um tom. Já os de Mi para Fá e Si para dó são de um semitom.

Os intervalos podem ser:

Simples: Quando se acha contido dentro de uma oitava.Ex:
1º  -  2º  -  3º  -  4º  -  5º  -  6º  -  7º  -  8º
Dó   Ré    Mi     Fá    Sol    Lá      Si     Dó

Composto: Quando ultrapassa uma oitava.Ex:
9º  -  10º  -  11º   -   12º  - 13º
Ré     Mi      Fá      Sol   -  Lá

Harmônicos: Quando as notas são tocados ao mesmo tempo
Melódicos: Quando as notas são tocadas uma após a outra.



Formação de acorde.

Em música, o acorde é a execução de duas ou mais notas, mas para alguns estudiosos de música o acorde só se forma a partir de três ou mais notas. Para forma um acorde é preciso ter uma nota mais grave e acrescentar notas mais agudas. Por isso o acorde deve ser lido de baixo para cima.
Os acordes são formados por tríades que são 3 notas da escala diatônica. Porém o seu nome não vem das três notas tocadas, mas sim no fato dos intervalos usados para construção serem intervalos de terças. São elas a fundamental que é a 1º chamada de tônica, nota mais grave e que dá nome ao acorde. A 3º chamada de nota modal que determina se o acorde é maior ou menor. E a 5º.

Diferença entre nota e acorde:
Nota: Quando a nota é tocada sucessivamente, uma após a outra.
Acorde: É a combinação de três ou mais sons tocado simultaneamente.
Para formar um acorde é preciso de três notas.

Fica assim:
1º  -  2º  -  3º  -  4º  -  5º  -  6º  -  7º

Dó   Ré    Mi     Fá    Sol    Lá      Si  

Formação de acorde:
1º  -  3º  -  5º
Dó - Mi - Sol = Dó maior C

1º  -  3º  -  5º
Ré - Fá - Lá = ré menor Dm

1º  -  3º  -  5º
Mi - Sol - Si = mi menor Em

1º  -  3º  -  5º
Fá - Lá - Dó = Fá maior F

1º  -  3º  -  5º
Sol - Si - Ré = Sol maior G

1º  -  3º  -  5º
Lá - Dó - Mi = lá menor Am

1º  -  3º  -  5º
Si - Dó - Mi = si menor com quinta diminuta. Bm5º


Foram formados os seguintes acordes que é a escala de Dó Maior.

C - Dm - Em - F - G - Am - Bm5º

A próxima escala é a de Sol que tem o fá sustenido e irá forma os seguintes acordes:

G - A - B - C - D - E - F#

1º  -  3º  -  5º
G  -  B   -  D  = Sol Maior - G
A  -  C  -  E   = lá menor - Am
B  -  D  -  F# = si menor - Bm
C  -  E  -  G  =  Dó maior - C
D  - F# -  A  =  Ré maior - D
E  - G  -   B  =  mi menor - Em
F#- A  -  C  =  fá menor sustenido com quinta diminuta - F#m5º

Escala de Ré:

D - E - F# - G - A - B - C#

1º  -  3º  -  5º
D  -  F# -  A  = Ré maior D
E  -  G  -   B  = mi menor Em
F#-  A  -  C# = fá menor sustenido F#m
G  -  B  -  D  = Sol maior G
A  - C# -  E  = Lá maior  A
B  -  D  -  F# = si menor Bm
C#- E  -  G  = dó menor sustenido com quinta diminuta C#m5º

Escala de Lá:

A - B - C# - D - E - F# - G#

1º  -  3º  -  5º
A  -  C# -  E  - Lá maior - A
B  -  D  -  F# - si menor -  Bm
C#-  E  -  G# - dó menor sustenido - C#m
D  -  F# -  A  - Ré maior - D
E  -  G# -  B  - Mi maior - E
F#-  A  -  C# - fá menor sustenido - F#m
G#-  B  -  D  - sol menor sustenido com quinta diminuta - G#m5º

Escala de Mi:

E - F# - G# - A - B - C# - D#

1º  -  3º  -  5º
E  -  G# -  B  =  Mi maior - E
F#-  A  -  C# = fá menor sustenido - F#m
G#-  B  -  D# = sol menor sustenido - G#m
A  -  C#-  E   = Lá maior - A
B  -  D#-  F# = Si maior - B
C#-  E  -  G# = dó menor sustenido - C#m
D#-  F#-  A   = ré menor sustenido com quinta diminuta - D#m5º

Escala de Si:

B - C# - D# - E - F# - G# - A#

1º  -  3º  -  5º
B  -  D# -  F#  = Si maior - B
C#-  E  -  G#   = dó menor sustenido - C#m
D#-  F#-  A#   = ré menor sustenido - D#m
E  -  G#-  B     = Mi maior - E
F#-  A#-  C#   = Fá maior sustenido - F#
G#-  B  -  D#   = sol menor sustenido - G#m
A#- C#-  E      = lá menor sustenido com quinta diminuta - A#m5º

Escala de Fá sustenido:

F# - G# - A# - B - C# - D# - E#

1º  -  3º  -  5º
F# -  A#-  C#  = Fá sustenido maior - F#
G#-  B  -  D#   = sol menor sustenido - G#m
A#-  C#-  E#   = lá menor sustenido - A#m
B  -  D#-  F#   = Si maior - B
C#-  E#-  G#   = Dó maior sustenido - C#
D#-  F#-  A#   = ré menor sustenido - D#m
E#-  G#-  B     = mi menor sustenido com quinta diminuta - E#m5º

Escala de Dó sustenido:

C# - D# - E# - F# - G# - A# - B#

1º  -  3º  -  5º
C# - E#  - G#  = Dó maior sustenido - C#
D# - F#  - A#  = ré menor sustenido - D#m
E# - G# - B#   = mi menor sustenido - E#m
F# - A# - C#   = Fá maior sustenido - F#
G# - B# - D#   = Sol maior sustenido - G#
A# - C# - E#   = lá menor sustenido - A#m
B# - D# - F#   = si menor sustenido com quinta diminuta - B#m5º

Fica assim o campo harmônico:

I   -   II   -   III   -  IV  -  V  -  VI  -  VII
C  -  Dm  -  Em  -  F  -  G  -  Am  -  Bm5º
G  -  Am  -  Bm  -  C  - D  -  Em  -  F#m5º
D  -  Em  -  F#m -  G  - A  -  Bm  -  C#m5º
A  -  Bm  -  C#m -  D -  E  -  F#m - G#m5º
E  -  F#m -  G#m -  A -  B  -  C#m - D#m5º
B  -  C#m - D#m - E  -  F# -  G#m - A#m5º
F# - G#m - A#m - B -  C#  -  D#m - E#m5º
C# - D#m - E#m - F# - G# - A#m - B#m5º

 
" A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende".
Arthur Schopenhauer




Fonte:pt.wikipedia.org